quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A revolução do Radiohead

A notícia é um pouco velha, mas no último final de semana o Radiohead anunciou a data de lançamento do seu novo trabalho, In Rainbows. Dia 10 de Outubro. A data tão próxima pode parecer uma nova estratégia para evitar o “vazamento” do álbum, coisa absolutamente comum estes dias. Mas aparentemente não foi essa idéia que motivou o grupo inglês, que está vendendo In Rainbows através de seu site oficial em dois formatos: Download e Discbox.

Discbox é uma caixa com 2 CDs e 2 discos em vinil, incluindo músicas inéditas, encarte especial e fotos digitais da banda, que custa 40 libras, incluindo frete para qualquer parte do mundo. Enquanto aguardam a caixa chegar em suas mãos no dia 3 de dezembro, os fãs poderão baixar as faixas do site de graça. Já aqueles que escolherem comprar as músicas diretamente em mp3 poderão pagar por elas o quanto quiserem. Isso mesmo, você escolhe o preço que achar mais justo, a partir um pence (um centavo de libra esterlina). Mais ou menos 3,73 centavos de real.

A notícia causou grande impacto na industria musical, e especialistas da área estão considerando a estratégia de venda de revolucionária. Na verdade a forma que a banda escolheu comercializar seu novo álbum é apenas mais um passo na grande revolução que começou há quase uma década. Longe de terminar, tem mudado drasticamente o modo como lidamos com a música e, principalmente, o modo como ela é comercializada. Os efeitos positivos para a produção cultural, e negativos para a industria musical podem ser vistos (e ouvidos) todos os dias. É só prestar atenção e fazer uma breve comparação com o passado. O assunto já foi discutido no Rock N Cigarettes aqui e aqui. Confira o tracklist de In Rainbows abaixo:

CD 1 e LP
"15 Step"
"Bodysnatchers"
"Nude"
'Weird Fishes/Arpeggi"
"All I Need"
"Faut Arp"
"Reckoner"
"House of Cards"
"Jigsaw Falling Into Place"
"Videotape"

CD 2
"MK 1"
"Down is the New Up"
"Go Slowly"
"MK 2"
"Last Flowers"
"Up On The Ladder"
"Bangers and Mash"
"4 Minute Warning"

***

Falando em era digital, os escoceses do Fratellis estarão lançando no dia 8 de outubro um DVD chamado Edgy in Brixton, que trará um show da banda no famoso Brixton Academy, em Londres, cenas de backstage e todos os video-clipes dos caras. A versão digital do DVD já está a venda no site 7 Digital, por cerca de 10 libras.

Um comentário:

Jeaninne Doe disse...

gostei dessa ideia deles.. ehehhe tudo na vida podia ser assim! hauhauhauhauh
bjks