sábado, 23 de junho de 2007

Strung Out - Blackhawks Over Los Angeles (2007)

Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, e a posterior reação do governo americano, parecem mesmo ter se deixado profundas marcas na sociedade americana e despertado uma geração conhecidamente avessa à política para a importância de ter opiniões e faze-las ouvidas. Não é à toa que bandas como Green Day, NOFX e até Sum 41 passaram a compor canções e álbuns eminentemente políticos de poucos anos para cá. Se a guerra do Iraque se parece cada vez mais com a do Vietnã, os produtos culturais por ela influenciados, também cheiram a 40 anos atrás.

O novo disco dos californianos do Strung Out, Blackhawks Over Los Angeles é, sem sombra de duvidas, fruto de um país em guerra. Todos os elementos estão presentes: os cenários apocalípticos, as citações à história americana, o apoio às tropas em solo estrangeiro, o apelo por paz. Até mesmo uma referência a Bob Dylan pode ser ouvida em “Mission Statement”. Assim como o Bad Religion, o Strung Out também parece ter uma ligação muito forte com Los Angeles, outro tema recorrente do álbum. Desde seu titulo e capa até várias das letras, a cidade é o cenário escolhido pelos caras para fazer seus comentários políticos e sociais.

Em Blackhawks Over Los Angeles, a banda investe fortemente na mistura pela qual se tornou conhecida de metal com hardcore melódico tipicamente californiano, o que dá ao disco uma musicalidade pesada que combina perfeitamente com os temas bélicos e as letras combativas. No entanto, as músicas que mais se destacam são as que têm um clima mais pop punk, com menos influencias metaleiras. “All The Nations”, “Dirty Little Secret” e “Diver” podem soar como tentativas da banda de se tornar comercialmente mais viável, mas são as melhores canções do álbum, principalmente por destoarem do resto. O principal ponto negativo do disco, aliás, é ser um pouco repetitivo, monocromático. Nada, porém, que estrague o bom trabalho do Strung Out.

2 comentários:

Pirata disse...

É um bom disco, mas não é sensacional... Não é daqueles que vc escuta uma vez e já acha foda! Você tem de escutar várias vezes para se acostumar e achar bom... Prefiro o anterior!
heheehehehehehe

E o novo do Bad, já escutou? Sensacional!!!!
eheheheheheheheheh

Léo Werneck disse...

pois é... to baixando agora. mó espectativa. hehehe
abraço!