quarta-feira, 4 de julho de 2007

The Soviettes

A banda The Soviettes foi formada no ano 2000 em Minneapolis, capital do estado americano de Minnesota. Composta por Annie (guitarra), Sturgeon (guitarra), Suzy (baixo) e Danny (bateria), único cromossomo Y do grupo, a banda ficou conhecida pelo fato de todos seus membros cantarem. O som da é banda mistura de rock alternativo, new wave e, principalmente, punk rock, lembrando o trabalho de bandas como The Muffs, The Epoxies, Sleater-Kinney e Pretty Girls Make Graves.

Com todas as garotas compondo, a banda se mostrou muito prolífica, lançando 3 álbuns em 3 anos. Contratados pela Adeline Records, selo de Billie Joe Armstrong (Green Day), lançaram em 2003 seu primeiro disco, LP I, que apesar de um pouco irregular, contava com boas músicas como “Blue Stars” e “The Land of Clear Blue Radio”. O segundo álbum foi lançado no ano seguinte e mostrou uma grande evolução da banda. Bem mais consistente que a estréia, LP II colocou a banda no mapa da cena alternativa americana. Deste disco podem ser destacadas “#1 Is Number Two” e “Pass The Flashlight”, cheia dos peculiares vocais do baterista Danny. Em 2005, o Soviettes assinou com a Fat Wreck Chords, gravadora de Fat Mike (NOFX), e lançou seu LP III. Assim como no lançamento anterior, as primeiras músicas mostram logo a que vieram os Soviettes. “Multiply and Divide” e “Middle Of The Night” conquistam o ouvinte logo de cara, assim como “!Paranóia Cha Cha Cha!”, que ficou bem conhecida ao ser lançada na compilação Rock Against Bush, também da Fat Wreck Chords. O restante do disco mantém o pique, fazendo deste o melhor álbum do quarteto.

No final de 2006 a banda entrou em “hiato”, o termo dos anos 2000 para dizer que uma banda acabou. A baixista Suzy se mudou para a Califórnia e Sturgeon, que é professoara de matemática, fundou a banda Gateway District e está grávida de seu primeiro filho. Já Annie e Danny continuam tocando juntos na banda Awesome Snakes.

2 comentários:

Pirata disse...

Putz! Nem sabia que eles tinham acabado... quer dizer, entrado em um hiato! Uma pena!
Abraço

Léo Werneck disse...

pois é. foi depois q eu descobri sobre o "hiato" q eu resolvi escrever esse texto...
abraço!