sábado, 28 de julho de 2007

Rock N Books

Há muito tempo o rock é objeto de estudos por várias áreas do conhecimento e sob os mais variados enfoques. Desde reflexões acadêmicas até as famosas biografias de bandas e personalidades rock n roll, passando por livros quase didáticos e o jornalismo rockeiro, que também prosperou e rendeu bons frutos literários, de Lester Bangs até Zeca Camargo, todos querem falar sobre o estilo musical e de vida que mudou (ou criou) a cultura jovem como conhecemos. Tudo isso, entretanto, é só desculpa para comentar alguns lançamentos recentes que, se pouco tem a ver com música, são muito influenciados pela cultura do rock.

001 – Cantor Gourmet – Muitos gostam de música e de comida, mas poucos podem viajar o mundo em turnê, aproveitando o tempo livre para saborear a culinária de vários cantos do planeta. Alex Kapranos, vocalista do Franz Ferdinand, pode. E decidiu escrever sobre isso. Mordidas Sonoras, lançado mês passado pela editora Conrad, é uma coletânea dos textos que o escocês escreveu para o famoso jornal The Guardian e conta com ilustrações do baterista da banda, Andrew Knowles.

002 – Rock N Robots – Os gêmeos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá são famosos no Brasil por suas histórias pessoais sobre os sabores do cotidiano, seus 10 pãezinhos. Nos últimos 2 anos, porém, os paulistanos tem se dedicado mais ao mercado americano, desenhando muitas HQs sobre temas bastante diversos. Ambos estão atualmente realizando trabalhos para a editora Dark Horse e você pode conferir algumas histórias curtas no novo projeto virtual da editora, o Dark Horse Presents. Sugarshock, escrita por Joss Whedon e ilustrada por Moon é ficção cientifica cômica sobre uma banda de rock com um robô baixista, assassinatos, agencias governamentais secretas e viagens para outros planetas.

003 – It’s Only Rock N Roll – Ainda no universo das HQs, o inventor do jornalismo em quadrinhos, Joe Sacco, lançou nos EUA há pouco tempo But I Like It, coletânea de histórias curtas sobre músicos, rockstars, produtores de rock, jornalistas de rock e turnês com bandas punks que o cara escreveu ao longo de sua carreira. Conhecido por seus temas políticos e jornalismo de guerra, Joe Sacco já havia dado uma pequena mostra de seu interesse pelo rock na coletânea Derrotista, publicada no Brasil pela Conrad. Sacco é tão legal que vale ser comprado mesmo em dólares.

Nenhum comentário: