terça-feira, 27 de maio de 2008

Gainesville, Florida

Curiosa a capa do novo álbum do Less Than Jake, essa aí do lado. Bem diferente das capas dos discos anteriores da banda da Florida, essa traz uma leveza que parece marcar também o som do disco, a julgar pela primeira faixa liberada GNV FLA, “Does The Lion City Still Roar?”. Depois de muitos anos de pop punk com poucos sopros, finalmente os caras voltaram ao ska. A música não é simplesmente uma volta às raízes, mas dá passos a frente ao mesmo tempo em que olha para trás. É bem capaz que agrade os fãs novos e antigos da banda, agora totalmente independe, lançando GNV FLA pelo seu próprio selo, Sleep It Off Records. Tomara que o álbum seja tão bom quanto a música.

Falando em músicas novas, o final de semana foi cheio delas. Os australianos do Living End soltaram a primeira faixa de seu quinto álbum de estúdio, White Noise, previsto para 5 de julho. “How Do We Know” é esquisita. Tem um feeling típico da banda, mas deixa passar longe as influencias punk rock e rockabilly do início de carreira e adota guitarras totalmente setentistas. A introdução anuncia algo composto por Jack White, e o miolo da música tem um clima meio hard rock, com algumas orquestrações no refrão. O Living End sempre lançou discos diferentes uns dos outros, mas mesmo levando isso em conta, “How Do We Know” é estranha. Difícil saber o que esperar de White Noise.

Os veteranos britânicos do Wire também lançaram um preview do seu próximo trabalho, Object 47: a música “One Of Us”. Famosos por seu primeiro disco, Pink Flag, de 1977 e pela cópia descarada das guitarras de “Three Girl Rhumba” que o Elastica usou em seu maior hit “Conection”, o Wire lança álbuns raramente e tem pouca atenção da mídia, talvez por ficarem em um limbo entre o punk rock, a new wave e o indie rock. “One Of Us” não deve mudar isso. Não é uma música ruim, mas não tem nada marcante, que a destaque das centenas de faixas que ouvimos por semana na internet. Deve valer mais a pena tirar a poeira de Pink Flag mesmo.

***

Aí em baixo estão dois vídeos bem diferentes. O primeiro é “Biggest Lie”, faixa que abre o último disco dos californianos do No Use For a Name. Um bom clipe para uma das melhores músicas do quarteto nos últimos anos. Em baixo dele está o controverso clipe de “Stress”, da dupla francesa de eletrônica Justice. A música é comum, mas o vídeo não. É chocante e polemico e essa parece ter sido a intenção ao mostrar um dia na vida de garotos arruaceiros dos subúrbios de Paris. Sim, aqueles garotos pobres, filhos de imigrantes, que queimaram milhares de carros e fizeram a maior revolta popular da Europa ocidental nas ultimas décadas. Não sei ao certo qual é a mensagem do clipe (ou se existe uma), mas desconfio que a raiva e a violência sem razão concreta ou especifica seja o sentem essas pessoas e o que o vídeo quis passar. Só o fato do governo francês ter censurado a exibição do clipe em TV aberta já vale os seis minutos.




2 comentários:

Anônimo disse...

Ae Galera,
Vocs estão ligados no esquema do Trampa Sinfônica (www.trampa.com.br)? Se interessar a vocs ire, entrem em contato comigo que vou tentar arranjar umas credenciais pra vocs. Valeu?
Abraço!

Léo Werneck disse...

e aí, akira!
to ligado, mas infelizmente não rolou de ir. muito obrigado pelo convite anyway. não sabia muito onde te responder então to escrevendo aqui. valeu. abraço.