terça-feira, 27 de novembro de 2007

MxPx - Secret Weapon (2007)

Entre antigos fãs é recorrente a reclamação de que todos crescemos, menos o MxPx. Após assistir o DVD B-Movie, de 2005, fica difícil discordar. Ao ouvir os versos “Goosfrahbah, I’ve got to calm myself down”, as esperanças de que os eternos adolescentes escrevam algo que possa ser citado se vão para sempre. Apesar disso, é injusto dizer que a banda não evoluiu. Talvez o trio não tenha talento para escrever como Greg Graffin (Bad Religion) ou Matt Skiba (Alkaline Trio), mas musicalmente os avanços são inegáveis. Após alguns anos lançando discos de rock radiofônico – algo que fazem muito bem, por sinal – a banda decidiu voltar ao hardcore melódico que os fez famosos. Entretanto, o álbum anterior, Panic, e este Secret Weapon não são meras reedições de seus primeiros trabalhos.

Melodias e instrumentais criativos e empolgantes dão o tom do álbum, perfeito para tardes ensolaradas com os amigos ou a namorada. As guitarras de Tom Wisniewski também merecem destaque. A boa música título abre o disco em alta velocidade, com um solo de guitarra no melhor estilo Bad Religion. “Top of the Charts” e “Punk Rawk Celebrity” mostram o lado mais pop do trio e falam sobre o período mainstream da banda. A crítica à industria musical e ao status cool do punk rock atual não é tão contundente quanto “The Separation of Church and Skate”, do NOFX, mas o MxPx tem a vantagem de já ter estado lá. Além disso, “Punk Rawk Celebrity” passa do hardcore ao piano e sopros com uma desenvoltura espantosa, e “Top of the Charts” produz aquilo que parecia impossível: uma frase digna de ser citada. “From the Bottom of our Hearts to the Top of the Charts” pode não ser a poesia que alguns esperam, mas resume bem a falsidade do punk rock de Fall Out Boy, Simple Plan e afins.

“Contention” representa as raízes hardcore do trio. Um pouco mais melódicas, mas também flertando com um som mais rápido e agressivo, “Shut It Down” e “Drowning” devem fazer a alegria dos mais saudosos. Já “Here's to the Life”, “Biting the Bullet” e “Tightly Wound” lembram mais o trabalho da banda em seus anos de major. Finalmente, mostrando que o Mxpx também olha para frente estão as energéticas e pesadas “Chop Shop” e “Bass So Low”, ambas ótimas. Também merece destaque “You're On Fire”, música que daria um belo single. Além da pérola citada no primeiro parágrafo, repetida várias vezes em “Not Nothing”, apenas “Sad Sad Song” sobra entre as 16 faixas do lançamento. Apesar da boa linha de baixo, a mistureba de vocais quase country, com batidas e backing vocals anos 50 e horríveis na-na-nas, é realmente dispensável. Não dá pra acertar todas.

2 comentários:

Boss Matsumoto disse...

Ficou bonito a resenha!
Mantenha o ritmo!

Jeaninne Doe disse...

mto bonito o q vc escreveu... to ate emocionada... ehhehehehehehe eu ja ouvi isso? eu vou ouvir algum dia? bjks