quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Hollywood e os indies

Algumas semanas atrás, o jornal americano Dever Post publicou uma reportagem sobre como os filmes de Hollywood e as séries de TV têm se tornado uma enorme vitrine para bandas indies. A matéria analisa também como este fenômeno vem afetando a industria musical independente e grupos como Modest Mouse, Shins e Death Cab For Cutie, que rapidamente se transformaram de pequenas bandas de garagem, em peças com algum sucesso comercial de grandes conglomerados midiáticos. O Denver Post ressalta dois casos em que esse fenômeno é mais evidente: as trilhas sonoras das duas continuações de Homem-Aranha e do recém extinto novelão The OC, exibido por aqui na Warner Channel.

O caso do OC é bastante conhecido e já foi matéria de diversas reportagens, incluindo uma entrevista interessante que a Wired fez com Alexandra Patsavas (também ouvida pelo Denver Post), responsável por toda a parte musical do seriado (e também de Grey’s Anatomy). Já as trilhas de Homem-Aranha receberam menos atenção, mas também são responsáveis pela exposição que várias bandas independentes receberam nos últimos anos. O segundo filme do cabeça-de-teia deu destaque para grupos emo e pop punk, incluindo o então hypado Dashboard Confessional, que lançou “Vindicated” especialmente para o filme. A trilha do terceiro episódio da franquia, num estilo mais OC, deu maior destaque a bandas de indie rock como Walkmen, Yeah Yeah Yeahs, Wolfmother e Flaming Lips.

Apesar da recente atenção dada pela grande mídia aos acontecimentos no mundo do rock independente, o fenômeno das bandas na TV é bastante antigo. Para não voltar aos primórdios da humanidade, os longínquos anos 50, pode-se dar exemplos de estratégias de marketing mais modernas. Durante o lançamento de Enema Of The State, em 1999, o Blink 182 tocou pelado em uma pizzaria de alguma sitcom (nem vou me dar ao trabalho de pesquisar qual) sem grande destaque. Já as californianas do The Donnas se apresentaram em mais de um filme adolescente hollywoodiano, inclusive disfarçadas de The Electrocutes, banda paralela das quatro garotas, já então extinta. Mais recentemente, um episódio de The L Word mostrou o Slater-Kinney, banda famosa por sua militância feminista, se apresentando em um show sobre o qual as personagens discutem ir durante os minutos anteriores. Merchandising total. Alguém aí se lembra de mais algum exemplo?

Nenhum comentário: