segunda-feira, 19 de março de 2007

Rancid - Indestructible (2003)

Desde o seu último lançamento, pode-se dizer que as tragédias marcaram a vida dos integrantes do Rancid. O baixista Matt Freeman perdeu sua avó, que o havia criado na infância. O guitarrista Lars Frederiksen teve um problema de saúde que o levou a uma cirurgia, perdeu seu irmão mais próximo e foi deixado pela mulher. Já durante as gravações, o frontman Tim Armstrong também foi deixado por sua mulher. E, segundo a própria banda, o tema central desse álbum é a morte.

Poderíamos pensar então que este seria um disco pesado, raivoso e depressivo. Mas não é o que acontece. Algumas letras giram em torno desses temas, como em "Tropical London" e "Otherside", porém muitas outras são uma afirmação da vida e da amizade entre os membros da banda, como em "Fall Back Down" e na música que dá título ao álbum. Há ainda muitas outras sem qualquer relação com esses acontecimentos.

Musicalmente o disco também é bastante variado. Desde os hardcores e street punks do ultimo álbum (e dos dois primeiros) até os skas do ...And Out Come The Wolves. Das experimentações do Life Won't Wait até as batidas dos Transplants, passando pela estranhíssima "Arrested In Shanghai", e por teclados em várias músicas.

Esse disco não é tão variado quanto Life Won't Wait, porém é bem mais criativo que o álbum anterior. Não é tão perfeito quanto ...And Out Come The Wolves, mas tem ótimos refrões pops que não saem da cabeça. Destaque para a totalmente rock 'n roll "Spirit Of '87". Indestructible mostra o Rancid em sua melhor forma, atirando em várias direções e quase sempre acertando. Ótimo álbum.

Um comentário:

Boss Matsumoto disse...

Eu gosto de todos!
Esse é lindo!
Os os outros são maravilhosos.
No geral, magnífico!